A História da Gaba

Prof. Batista

A Associação de Judô Gaba foi fundada em 1º de Agosto de 1970, pelos judocas Almerindo Batista da Silva e Gabriel Ferreira da Luz, tendo como Responsável Técnico o Prof. Ubirajara. Na época o Judô era um esporte pouco conhecido no Brasil e muitos o viam com desconfiança, temendo que a prática de uma luta pudesse ter influência negativa no desenvolvimento de crianças e jovens. Entretanto, logo a comunidade passou a conhecer e aceitar o Judô, compreendendo toda a filosofia pacífica e de autoaprimoramento contida nessa arte marcial.

O primeiro local em que se estabeleceu a academia foi a sede da AABB, em São Leopoldo. Em apenas dois anos de existência, passaram pela Gaba mais de 300 alunos, e o local passou a ser pequeno para a crescente demanda. Nessa época Gabriel deixou de atuar na academia e Batista passou a gerenciá-la sozinho, sendo até hoje o Presidente e Responsável Técnico da Associação. Sensei Batista é, atualmente, Faixa Coral (Vermelha e Branca) 8º DAN, é membro do Conselho Kodansha da Federação Gaúcha de Judô e o judoca mais graduado do Rio Grande do Sul.

Em seu percurso, a Gaba teve desafios, mudanças e conquistas. Diferentes locais, novos professores, novos alunos e, claro, uma constante busca por aprimorar sua prática e seu papel social junto ao Judô. O esporte, que nos primeiros anos era procurado somente por homens, logo passou a atrair o interesse também das mulheres. As famílias passaram a conhecer os benefícios do esporte para o desenvolvimento infantil, apresentando o Judô às suas crianças cada vez mais cedo. As competições de Judô cresceram e se aprimoraram em todo o país. Em determinado momento, a própria Gaba passou a organizar Campeonatos Internos, em razão da grande quantidade de professores e alunos associados ao clube que treinavam na região.

Nestes mais de 40 anos de existência, a Gaba vem formando grandes atletas e grandes pessoas. Milhares de judocas já passaram por estes tatames, muitos trazendo títulos estaduais, nacionais e até mesmo internacionais para nossa Equipe. Mais de 80 atletas já se graduaram Faixa Preta e muitos deles atuam hoje como professores de Judô. No entanto, antes de qualquer título ou graduação, o ensino da técnica do Judô sempre se preocupou com o desenvolvimento do caráter, da humildade, do respeito, da autoconfiança e da determinação. Com essa filosofia a Gaba tem, há décadas, aproximado atletas e, acima de tudo, amigos.

A Gaba atualmente oferece aulas de Artes Marciais em sua sede, em São Leopoldo, e também através de seus professores associados, em escolas, academias e projetos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Dessa forma, vemos a Gaba crescendo, formando professores dedicados e levando o esporte a cada vez mais crianças, jovens e adultos, mantendo sempre o foco na promoção da saúde física e emocional, na educação e na autoestima dos atletas.

Tatame

Clique aqui para ver mais fotos.