Sensei Batista recebe o 8º DAN de Judô em evento da FGJ
03
Março
2016

Neste sábado, 12/03/16, nosso querido Presidente Sensei Almerindo Batista foi promovido ao 8º DAN (Hachidan) de Judô.

A promoção ocorreu durante a Seletiva Estadual, realizada pela Federação Gaúcha de Judô no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. No mesmo evento foram promovidos ao 7º DAN os colegas Kodanshas Fernando Kuse, Teruo Obata e Sérgio Guido Zimmermann.

A cerimônia foi prestigiada por colegas, amigos e familiares dos Kodanshas promovidos, bem como pelos demais judocas e acompanhantes que participavam do torneio do dia.

O 8º DAN é uma das mais altas graduações do Judô. É o último grau representado pela Faixa Coral (Vermelha e Branca).

Toda a Família Gaba parabeniza nosso Sensei por esta importante e merecida conquista! Temos muito orgulho da trajetória de nosso Presidente-Fundador e de todas suas realizações e inestimáveis contribuições ao Judô!

Agradecemos a todos os colegas, amigos e familiares que compareceram à Cerimônia de Promoção e a todos que deixaram mensagens de carinho e reconhecimento! O apoio de vocês é fundamental!

Como declarou o Sensei Batista, “essa conquista só foi possível graças ao trabalho conjunto, ao apoio e às valiosas contribuições dos nossos colegas ao longo de todos esses anos!”



O SIGNIFICADO DOS DANS SUPERIORES E A TRAJETÓRIA ATÉ O 8º DAN:

Os graus iniciantes (da Faixa Branca à Marrom) são chamados KYU e são outorgadas pela própria Associação ou Clube do atleta. A partir da Faixa Preta, os graus são denominados DAN. Do 1º ao 5º DAN a Faixa é Preta e a outorga é realizada pela banca examinadora da Federação Estadual. Os DANS superiores, a partir do 6º Grau, são outorgados pela Confederação Nacional de Judô. O 6º, 7º e 8º Grau são representados pela Faixa Coral (Vermelha e Branca) e o 9º e 10º pela Faixa Vermelha.

Os judocas com DANS Superiores detém o título de KODANSHAS.
Conforme a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), “Kodansha é um título de alta graduação, específico do Judo criado pelo Instituto Kodokan, e que deve ser outorgado àqueles que se empenharam no aprendizado, na prática contínua, na demonstração da sua eficiência técnica em competição, e a devida dedicação no ensino, no estudo e na pesquisa do Judô. Portanto, é depositário e responsável pela difusão dos princípios filosóficos e educacionais do Judô, preconizados pelo Prof. Jigoro Kano.”

A promoção ao 8º, 9º e 10º Graus, segundo o Regulamento da CBJ, “serão recomendadas pelo CONSELHO NACIONAL DE GRADUAÇÃO ao Presidente da CBJ, considerando os professores que ao longo da vida judoística, tenham contribuído expressivamente para o progresso do Judô Nacional respeitando os aspectos desportivo, filosófico, cultural, pedagógico, científico, técnico e prática de Judô, de geração a geração, através dos seus conhecimentos adquiridos pela dedicação constante dos estudos e pesquisas sobre o Judô e outras áreas de conhecimento afins (…).”

Fonte: Regulamento para Exame e Outorga de Faixas e Graus – Confederação Brasileira de Judô (2011), disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.cbj.com.br/painel/arquivos/noticias_arquivos/1560/REGULAMENTO%20DE%20GRADUACAO%20-%20DIVULGADO%20EM%2009%20DE%20FEV%202011.pdf

  • 1251 View
  • Leave a Comment